União Altaneira

Da união de diferentes grupos artístico-culturais de Campinas surge no fim de 2006 o Bloco Cultural União Altaneira. O bloco mistura elementos de diversas manifestações carnavalescas brasileiras, criando uma festa popular de rua envolvente e descontraída.

Fantasias e alegorias diversas criadas coletivamente misturam bonecos gigantes a mini-carros alegóricos. Bandeiras e estandartes anunciam a festa: artistas circences realizando acrobacias abrem alas para centenas de foliões, que vêm embalados ao som da bateria e da ala musical. Sambas e outros ritmos afro-brasileiros contagiam a massa que acompanha o bloco cantando e dançando por cerca de 6 horas.

O Bloco se formou pela união da Bateria Alcalina (Samba e ritmos afro-brasileiros), Bateria Pública (Samba), Semente de Esperança (Capoeira e dança), músicos de Campinas e São Paulo, artistas circences e artistas plásticos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), além de outros colaboradores interessados em desenvolver uma festa popular de rua. Através da união de diferentes talentos, o bloco atua no carnaval de Barão Geraldo, procurando interagir com a população de forma descontraída, resgatando o carnaval de rua onde todos se tornam foliões e participam de forma igualitária da festa mais popular do Brasil. O carnaval de rua de Barão Geraldo está crescendo a cada ano, possibilitando a interação dos foliões de forma efetiva na festa, não como espectadores, sem competição ou disputa entre os blocos. É um carnaval democrático e alegre, onde todos podem participar livremente.

Em 2007 o bloco conquistou a simpatia de todos com muita alegria e brincadeira, logo em seu primeiro carnaval. Em 2008, com o tema “Blocos de Rua”, o Bloco União Altaneira teve a participação de cerca de 1000 foliões e em 2009 o bloco se superou, fazendo um desfile emocionante pela Avenida Sta Izabel!

O Bloco União Altaneira desfila no domingo de carnaval, com concentração na portaria de cima da Moradia Estudantil da Unicamp a partir das 16:00. O grupo desce toda a Avenida Santa Izabel, terminando seu desfile em frente à Banca Central, por volta da 1:00.

Letras das músicas do União Altaneira

 

 

Bloco União Altaneira

União Altaneira - Desfile 2015